Leitura por prazer ou por imposição

Autores

  • Noêmia Euzébio Vieira
  • Roseli Aparecida de Oliveira Conte
  • Miguel Fecchio

Resumo

Este artigo discute sobre necessidade da leitura literária dentro e fora da escola. Sabe-se que o professor tem
enfrentado muitos problemas com essa prática no Ensino Fundamental especialmente na área de leitura literária, porque
a maioria dos alunos não gosta de ler. Por esse motivo, é necessário que a escola se preocupe, conscientizando-os sobre
o quanto é importante a leitura. Mesmo sabendo que grande parte deles não tem acesso a livros, se o professor conseguir
mostrar a importância dessa atividade, com certeza, daqui a alguns anos teremos um grande número de leitores e, o que é
melhor, de leitores críticos. Além disso, também é importante conscientizar os alunos de que o acesso aos livros não é tão
difícil, basta procurar a biblioteca pública. Por isso, este trabalho propõe estudar a idéia que alguns teóricos (ALBERGARIA:
2000; AGUIAR & BORDINI: 1988; COELHO: 1997; CUNHA:1999;CUNHA AGUIAR & BORDINI: 1988.) têm a respeito
do assunto em questão e sugerir atividades para o sucesso da leitura literária no âmbito escolar, em especial no Ensino
Fundamental.

Downloads

Publicado

12-08-2008

Como Citar

VIEIRA, Noêmia Euzébio; CONTE, Roseli Aparecida de Oliveira; FECCHIO, Miguel. Leitura por prazer ou por imposição. AKRÓPOLIS - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, [S. l.], v. 12, n. 3, 2008. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/akropolis/article/view/414. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos