O prazer da leitura- de casa para a escola

Autores

  • Rosangela Maria Marçal
  • Tânia de Fátima Viana de Freitas
  • Miguel Fecchio

Resumo

Mais que simplesmente especular, este artigo pretende apontar possíveis falhas do sistema educacional em se
tratando de incentivo à formação do leitor no seu sentido mais amplo, não para recriminar as metodologias utilizadas por
muitos professores e por muitas escolas, mas para tentar entender a raiz do problema e, quem sabe, tentar mostrar, nortear
caminhos mais atraentes e eficazes a serem percorridos por educadores e familiares que visam a formar novos leitores. Para
a realização do trabalho foram consultados autores de reconhecida produção na área (CHARMEUX, 1995; FREIRE, 2001;
LAJOLO, 1997), entre outros, para trazer a luz da contemporaneidade qual o papel que os familiares, os professores, a
escola, o sistema educacional , devem desempenhar na busca do entendimento e melhor tratamento sobre alguns pontos que
dificultam a boa formação integral do cidadão.

Downloads

Publicado

12-08-2008

Como Citar

MARÇAL, Rosangela Maria; FREITAS, Tânia de Fátima Viana de; FECCHIO, Miguel. O prazer da leitura- de casa para a escola. AKRÓPOLIS - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, [S. l.], v. 12, n. 3, 2008. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/akropolis/article/view/412. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos