GÊNERO DISCURSIVO ORATÓRIA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS NAS AULAS DE LINGUAGEM JURÍDICA

Autores

  • Tatiane Henrique Sousa Machado

Resumo

O presente estudo trata-se de uma pesquisa-ação realizada nas aulas de Linguagem Jurídica no primeiro ano do curso de Direito no ano de 2010. O objetivo inicial da pesquisa era oportunizar o uso da oralidade em situações formais de uso. Para tanto, escolhemos o gênero discursivo oratória. Para fundamentação desta pesquisa assumimos uma concepção enunciativa/discursiva de linguagem. Desse modo, este estudo fundamenta-se nos pressupostos de Bakhtin acerca dos gêneros do discurso como enunciados relativamente estáveis, dotados de um conteúdo temático, estilo e composição. Assim, por meio da prática realizada pudemos observar que mesmo na atualidade perdura o receio em relação à exposição oral diante de um público, sendo assim, faz-se necessário o tratamento dos gêneros discursivos orais nas diferentes fases escolares, já que a fluidez do diálogo familiar ou amigável, não se transfere automaticamente numa situação de discurso mais formal que pressupõe  outras estratégias de manifestação. Observamos ainda, que ao colocar-se no púlpito diante da plateia, alteram-se os papeis sociais, já que agora acadêmico e colegas, não partilham mais das mesmas funções sociais, cabendo ao primeiro organizar um discurso, suscitando o engajamento e ao segundo a postura de ouvinte. Sendo assim, neste estudo notamos o quanto a prática da oralidade em ambientes formais pode propiciar ao aluno condição de adaptação às diferentes situações comunicativas concretas que envolvam o emprego do discurso oral formal. Por fim, vale destacar a necessidade de estímulo e planejamento, objetivando o envolvimento da turma a atividade pretendida. 

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Como Citar

MACHADO, Tatiane Henrique Sousa. GÊNERO DISCURSIVO ORATÓRIA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS NAS AULAS DE LINGUAGEM JURÍDICA. AKRÓPOLIS - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, [S. l.], v. 19, n. 3, 2012. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/akropolis/article/view/4033. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos