GÊNERO DISCURSIVO ORATÓRIA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS NAS AULAS DE LINGUAGEM JURÍDICA
Resumo
O presente estudo trata-se de uma pesquisa-ação realizada nas aulas de Linguagem Jurídica no primeiro ano do curso de Direito no ano de 2010. O objetivo inicial da pesquisa era oportunizar o uso da oralidade em situações formais de uso. Para tanto, escolhemos o gênero discursivo oratória. Para fundamentação desta pesquisa assumimos uma concepção enunciativa/discursiva de linguagem. Desse modo, este estudo fundamenta-se nos pressupostos de Bakhtin acerca dos gêneros do discurso como enunciados relativamente estáveis, dotados de um conteúdo temático, estilo e composição. Assim, por meio da prática realizada pudemos observar que mesmo na atualidade perdura o receio em relação à exposição oral diante de um público, sendo assim, faz-se necessário o tratamento dos gêneros discursivos orais nas diferentes fases escolares, já que a fluidez do diálogo familiar ou amigável, não se transfere automaticamente numa situação de discurso mais formal que pressupõe outras estratégias de manifestação. Observamos ainda, que ao colocar-se no púlpito diante da plateia, alteram-se os papeis sociais, já que agora acadêmico e colegas, não partilham mais das mesmas funções sociais, cabendo ao primeiro organizar um discurso, suscitando o engajamento e ao segundo a postura de ouvinte. Sendo assim, neste estudo notamos o quanto a prática da oralidade em ambientes formais pode propiciar ao aluno condição de adaptação às diferentes situações comunicativas concretas que envolvam o emprego do discurso oral formal. Por fim, vale destacar a necessidade de estímulo e planejamento, objetivando o envolvimento da turma a atividade pretendida.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.