A VISÃO SOCIOLÓGICA DE PIERRE BOURDIEU SOBRE O ESPORTE
DOI:
https://doi.org/10.25110/akropolis.v19i2.3964Resumo
Considerando a diversidade teórica que envolve a temática relativa ao esporte, o presente artigo tem como objetivo estudar a perspectiva sociológica do esporte de Bourdieu. Para tanto, optou-se por uma pesquisa bibliográfica por intermédio da leitura, análise e fichamento de livros, periódicos e banco de dados relacionados ao assunto em pauta. Concluiu-se que a leitura de contextos tão diferenciados, como o relativo à invenção e o das organizações esportivas de massa, resultou em reinterpretações de significados, especialmente, o da ascensão social propiciada pelo esporte, que originalmente foi entendido como uma categoria de pertencimento de classe. Na visão do estilo de vida, entendida por Bourdieu como habitus, observa-se as modificações dos significados e das funções sociais que classes diferenciadas oferecem ao esporte, uma vez que com base nesse entendimento, tem-se que as práticas distintas, em cada classe, denotam alterações na percepção e julgamento dos lucros imediatos e futuros advindos. Tais alterações estão relacionadas não somente às variações dos fatores que viabilizam ou impossibilitam ostentar seus custos econômicos e/ou culturais, criando-se, nessa perspectiva, um contíguo de propriedades dos esportes populares, ou seja, um contíguo de valores considerados inadequados às práticas particulares. Portanto, em resumo, a lógica propiciada pelo tipo de analogia com o corpo que a prática oferece ou determina, admite refletir sobre o Esporte a partir de uma concepção moderna que, diga-se de passagem, é o norte definido por Bourdieu em seus registros, ao retratar um percurso metodológico profícuo, embora exija atenção, mormente, ao considerar o seu modelo sociológico de reflexão.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.