A NOVA CONFIGURAÇÃO FAMILIAR: A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA USUÁRIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS
DOI:
https://doi.org/10.25110/akropolis.v19i2.3962Resumo
O presente artigo conta com uma reflexão acerca da configuração familiar, a partir da situação de vulnerabilidade social, em acordo com os moldes da intervenção em rede, para promover a inclusão dessas famílias a partir do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS. A pesquisa se dá a partir de uma investigação bibliográfica, utilizando-se da Psicologia Social Comunitária como base norteadora para essa reflexão. Problematizamos no decorrer do texto, as dificuldades em definir uma práxis psicológica na área da Assistência Social, tendo o profissional a necessidade de buscar uma atuação mais compromissada com a atual demanda, centralizada na nova configuração familiar decorrente da crise sócio-cultural familiar. Apresentamos neste artigo, a Psicologia atuante nas Políticas Públicas ao encontro com a família vulnerável socioeconomicamente, vindo a ser usuária dos direitos assistenciais. Com essa investigação, consideramos que a prática profissional precisa se adequar aos novos arranjos familiares existentes nos atendimentos socioassistenciais, visto que as famílias estão compostas cada vez mais por mulheres, provedoras do lar e do sustento familiar.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.