A CRISE DA IGREJA CATÓLICA NO RENASCIMENTO: UM DIÁLOGO ENTRE RABELAIS E MENOCCHIO
DOI:
https://doi.org/10.25110/akropolis.v26i2.3798Resumo
Ao final do século XV e por todo o século XVI, a Europa passa por um momento de intensas transformações econômicas, sociais e políticas. O mercantilismo começa a se impor, as ideias humanistas e renascentistas fervilham pelo continente e a Reforma modifica consideravelmente as estruturas da sociedade europeia ocidental. Para compreender melhor a natureza dos fenômenos que levaram à contestação das antigas estruturas da sociedade europeia (focando na instituição católica), bem como a respectiva abrangência deste processo de contestação, são comparadas as perspectivas de Rabelais às de Menocchio, duas figuras que vivenciaram esta conjuntura de transformações a partir de contextos diferentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.