Abrigo para terceira idade
Resumo
A análise elaborada a partir de estudos feitos com enfoque no idoso, conhecendo como é a vida e o futuro reservado às pessoas nessa faixa etária, e realizando pesquisas sobre obras referentes a abrigos, asilos, centros de convivência e clubes voltados ao atendimento para o idoso, tem como escopo projetar um Abrigo para Terceira Idade. O projeto refere-se a uma edifi cação para o município de Medianeira, no Estado do Paraná – Brasil. O objetivo principal é o de atender a idosos acima dos sessenta anos. Visa propiciar a busca do vínculo familiar, resgatando sua cidadania e sua dignidade, oferecendo assistência multidisciplinar e otimizando recursos provindos de seu talento e serviços prestados. Para uma melhor apresentação do estudo, foram realizadas pesquisas sobre a vida, difi culdades e necessidades dos idosos, procurando-se compreender suas aspirações. Estudando projetos já executados, obtém-se uma visualização mais objetiva dos procedimentos a serem tomados. Pelas informações coletadas por meio de especialistas relacionados a pessoas mais velhas e, ao mesmo tempo buscando informações de leigos nesse assunto, acredita-se ter obtido um conjunto de orientações mais efi cazes para a realização do projeto. Discorre-se sobre algumas citações que fazem referência à tipologia da edifi cação, enfatizando as mudanças ocorridas nos hábitos e na população idosa do país nos últimos anos. As estatísticas demonstram que o número de indivíduos considerados idosos, no Brasil, vem aumentando ano a ano. Diante disto, os arquitetos têm o dever de pensar e propiciar uma vida adequada a este contingente da população, oferecendo obras arquitetônicas que se afi nem com as necessidades apresentadas por esta população.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.