O texto chárgico: um instrumento estimulador da leitura na escola

Autores

  • Elza Tereza Furlan Garcez
  • Neide Biodere de Souza Garcia

Resumo

A escola tem priorizado a leitura de textos verbais em detrimento dos não-verbais. Entretanto, trabalhar com textos não-verbais na escola é criar situações estimuladoras de leitura, o que auxilia a escola no cumprimento de sua função primordial: formar o leitor competente. O texto chárgico tem acentuada importância como forma de desenvolver a leitura crítica na prática de sala de aula, por ser um tipo textual que faz com que o leitor se depare com uma modalidade de manifestação comunicativa condensadora de múltiplas informações, veiculadas principalmente através da linguagem não-verbal, cuja interpretação aciona necessariamente um conjunto de dados e fatos contemporâneos ao momento específi co em que se instaura a relação discursiva entre o produtor e o receptor.

Downloads

Publicado

11-08-2008

Como Citar

GARCEZ, Elza Tereza Furlan; GARCIA, Neide Biodere de Souza. O texto chárgico: um instrumento estimulador da leitura na escola. AKRÓPOLIS - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, [S. l.], v. 11, n. 2, 2008. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/akropolis/article/view/337. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos