O pensamento único ou a razão mitificada: apontamentos sobre Adorno e Hokheimer
Resumo
O artigo analisa o conceito de iluminismo em Adorno e Horkheimer mostrando como o Iluminismo ou o esclarecimento propôs-se a superar o pensamento mitológico através do instrumental racional e criou a técnica como dominação da natureza. Mas, ao fazê-lo, transformou-se em mito: a razão esclarecida retorna ao pensamento único e não crítico. A razão instrumental não pensa a si mesma e como se analisa no texto se torna reifi cação do pensar. Apesar da crítica ao racionalismo iluminista, os autores mantêm a crença no poder educativo e formador do pensamento crítico.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.