FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE

Autores

  • José André de Azevedo

Resumo

Paulo Freire, educador mundialmente conhecido, obteve na encarnação histórica a sua maneira de educar: educar para a libertação. O processo educativo nasce, necessariamente, das concepções filosóficas, antropológicas e cosmológicas do educador. Compreender a pedagogia de Paulo Freire a partir de seus fundamentos filosóficos é defrontar-se com a “arché” de sua forma de conceber o mundo e agir no mesmo. Uma educação como prática da liberdade, almejando ser conscientizadora e propondo a relação dialógica como instrumental para a libertação somente pode ser compreendida a partir de seus fundamentos, ou seja, das concepções filosóficas daquele que propõe um método educativo, ou melhor, um caminho pedagógico.

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Como Citar

AZEVEDO, José André de. FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE. AKRÓPOLIS - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, [S. l.], v. 18, n. 1, 2010. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/akropolis/article/view/3115. Acesso em: 22 dez. 2024.

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Artigos