Tendências do processo didático-pedagógico no Ensino Superior na contemporaneidade

Autores

  • Luiz Roberto Prandi

Resumo

Na sociedade contemporânea, as rápidas transformações no mundo do trabalho, o avanço tecnológico configurando a sociedade virtual e os meios de informação e comunicação, invadem fortemente a instituição de Ensino Superior, aumentando os desafios para torná-la uma conquista democrática efetiva na contemporaneidade. Portanto, o presente estudo teve como objetivo identificar aspectos relevantes da didática no Ensino Superior, tendo, como pressupostos teórico-práticos, tendências pedagógicas contemporâneas de educação e ensino. Para tanto, optou-se por uma pesquisa bibliográfica, pautada em análise, leitura e fichamento de obras pertinentes ao assunto abordado. Os dados da pesquisa revelam que, na perspectiva contemporânea de educação e ensino superior, a docência se apresenta como uma atividade complexa, pela convergência concomitante de questões teóricas e práticas, com origens no enfrentamento do cotidiano, envolvendo o professor na sua totalidade. Nesse sentido, sua prática é resultado do saber e do fazer e, sobretudo, do ser, significando um compromisso consigo mesmo, com o aluno, com o conhecimento e com a sociedade em transformação.

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Como Citar

PRANDI, Luiz Roberto. Tendências do processo didático-pedagógico no Ensino Superior na contemporaneidade. AKRÓPOLIS - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, [S. l.], v. 17, n. 3, 2010. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/akropolis/article/view/2852. Acesso em: 22 dez. 2024.

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Artigos