O STATUS QUO FEMININO NO SAMBA DE AUTORIA MASCULINA

Autores

  • Mirele Carolina Werneque Jacomel
  • Cristian Pagoto

Resumo

Discutem-se neste artigo arquétipos, referentes às mulheres, inscritos em duas letras de samba de autoria masculina. Parte-se, em princípio, do estudo da maneira como elas foram historicamente submetidas ao domínio masculino, incorporando, muitas vezes, a expressão patriarcal. Posteriormente, foram selecionadas e analisadas duas canções compostas na década de 1940: “Emília”, de Wilson Batista em co-autoria com Haroldo Lobo, e “Ai, que saudades da Amélia”, de Mário Lago e Ataulpho Alves. Trata-se, portanto, de examinar o modo como os sambistas–compositores retratam as imagens femininas em um gênero popular da música brasileira, resgatando culturas anteriormente disseminadas.

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Como Citar

JACOMEL, Mirele Carolina Werneque; PAGOTO, Cristian. O STATUS QUO FEMININO NO SAMBA DE AUTORIA MASCULINA. AKRÓPOLIS - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, [S. l.], v. 17, n. 3, 2010. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/akropolis/article/view/2849. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos