A ECOVILA URBANA: UMA ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL
Resumo
Nos últimos anos, a sustentabilidade dos ambientes urbanos temsido uma das questões mais discutidas e debatidas no âmbito da Arquitetura e Urbanismo, pois as cidades passaram a ser vistas como ecossistemas, estando interligadas a outros ecossistemas, numa situação de interdependência. Portanto, para garantir a qualidade de vida das gerações futuras, a utilização sustentável dos recursos naturais na área de construção civil se tornou algo
indispensável. Neste contexto, a ecovila urbana pode ser entendida como um condomínio residencial. Tanto a sua implantação como o projeto arquitetônico da unidade tipo, são determinados pela sua sustentabilidade, de acordo com princípios de arquitetura bioclimática, conceitos ecossistêmicos, e de qualidade ambiental. O objetivo deste artigo é fazer um levantamento bibliográfico que subsidie a discussão sobre as bases conceituais a respeito das Ecovilas Urbanas, sua contextualização e sua aplicabilidade.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.