A ESCOLA COMO ESPAÇO DO VIVIDO E NÃO O ESPAÇO DA FALTA
Resumo
A preocupação com o chamado “fracasso escolar” deu origem ainúmeras pesquisas nas últimas décadas. Nestas pesquisas, as explicações dadas para esse “fracasso”, ao longo da história, apresentam diferentes ênfases, destacando-se entre elas, as defi ciências do aluno, os fatores intra-escolares e a carência cultural de seu ambiente, sendo que esta última prevalece até os dias atuais. Em todas as abordagens percebe-se a “falta” como o elemento crucial que leva ao fracasso nos processos educacionais. Apesar disso, a escola deve ser percebida como espaço do vivido, espaço de
construção do conhecimento para se vencer, ou ao menos minorar, o problema do fracasso.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.