A SITUAÇÃO DO NEGRO NO FUTEBOL BRASILEIRO: TRABALHO, DESIGUALDADE E VULNERABILIDADE SOCIAL
Resumo
O trabalho investiga a desigualdade racial e regional no mercado de trabalho no futebol brasileiro. Trata-se de uma pesquisa sociológica acerca da desigualdade de renda no futebol brasileiro, que enfatiza as diferenças nos níveis salariais a partir das variáveis região e raça. Analisa a relação existente entre futebol e desenvolvimento regional. É nas regiões mais pobres e atrasadas (Norte, Centro-Oeste e Nordeste) que se encontra um mercado futebolístico menos desenvolvido (maior precariedade nas condições e relações de trabalho, menores salários, maior vulnerabilidade). No Sudeste e no Sul o futebol é mais desenvolvido, apresenta melhores níveis salariais e um menor número de jogadores em condições vulneráveis. O futebol espelha as desigualdades regionais, tão marcantes na sociedade brasileira, e verdadeiros pilares da desigualdade social. As diferenças raciais se traduzem em desigualdade e discriminação raciais.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.