E a professora disse: Eu não sei o que fazer c om os meus alunos!: Implicações didático-pedagógicas da psicogênese da língua escrita para a educação infantil e a alfabetização
Resumo
O presente artigo pretende apresentar considerações sobre as implicações didático-pedagógicas decorrentes das descobertas referentes à «psicogênese da língua escrita». De início, conceitua-se tanto «psicogênese» quanto «psicogênese da língua escrita» para, a seguir, serem apresentadas reflexões tanto sobre as contribuições destas descobertas para as possibilidades de experienciação da leitura e da escrita na Educação Infantil quanto sobre as concepções de algumas professoras alfabetizadoras relativas ao “ensinar” e ao “aprender” a linguagem escrita. Discute-se a importância do conhecimento da «psicogênese da língua escrita» para a construção de uma prática docente mais autônoma por parte de professoras da Educação Infantil e das Séries Iniciais do Ensino Fundamental.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.