Orientação educacional uma experiência e um caminho para uma formação eficaz
Resumo
O presente artigo trata de uma experiência vivida pelas alunas de graduação do Curso de Pedagogia em relação à gestão escolar, mais especificamente ao trato diferenciado do trabalho de Orientação Educacional que se apresentou de forma comprometida em relação à outros profissionais observados, que servirá como leitura relevante a todos os profissionais da educação comprometidos com o processo educativo e escolar e que desejam que o cenário educacional sofra uma transformação qualitativa. No primeiro momento este estudo se propõe a discutir como a gestão escolar democrática e comprometida pode resultar numa administração escolar co-participativa e eficiente. A seguir trataremos de uma experiência observada na prática do estágio supervisionado de Estrutura e Funcionamento da Educação Básica, de alguns pontos e contrapontos e de alguns resultados de situações positivas surgidas na atuação prática de uma orientadora educacional comprometida com o processo de ensino. E finalmente explanaremos a visão do trabalho pedagógico com qualidade e a melhoria do desempenho geral dos alunos.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.