Fatores contextuais na relação docente e discente
Resumo
O presente artigo, portanto, tem como objetivo apresentar reflexões sobre a relação do educando e educador a partir de uma nova dimensão sócio-cultural bem como suas relações nos processos ensino-aprendizagem. Tomando por base as características fundamentais do educador e do educando, como seres humanos e como sujeitos da práxis pedagógica, o referencial teórico analisado demonstra que o papel do educador está em criar condições para que o educando aprenda e se desenvolva de forma ativa, inteligível e sistemática. Para tanto, o educador, de modo algum, pode obscurecer o fato de que o educando é um sujeito ativo e que, para que aprenda, deve criar oportunidades de aprendizagens ativas, de tal modo que o educando desenvolva suas capacidades cognoscitivas assim como suas convicções afetivas morais, sociais e políticas. O educador, como sujeito direcionador da práxis pedagógica escolar, deve no seu trabalho docente, estar atento a todos os elementos necessários para que o educando aprenda e se desenvolva efetivamente. Para isso, além das observações aqui contidas, deve ter presente os resultados das ciências pedagógicas, da didática e das metodologias específicas de cada disciplina.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.