Reflexões para uma Metodologia Eficaz na Formação Acadêmica.

Autores

  • Antonio Babeto Spinelli

Resumo

A disciplina Metodologia Cientí?ca é a principal chave que move a produção de novos saberes. Foi a partir desta realidade que se re?etiu a viabilização de uma proposta pedagógica para a disciplina, visando à sua e?cácia na formação acadêmica. Com este intuito, planos de ensino foram examinados, cuja análise se deteve no quesito concernente a sua organi ação didática. Constatou-se que a organicidade dos mesmos falhava por não responder às necessidades primárias do discente. Após um trabalho analítico e re?exivo veio a lume a proposta, de que a disciplina seja organizada para ser apresentada ao aluno de uma forma que lhe facilitasse satisfazer os seguintes quesitos: como apresentar cienti?camente um trabalho escolar, como abordar o tema e onde colher os dados. Concluiu-se também que a disciplina, sendo um instrumento que deve concorrer para um melhor aproveitamento no estudo, deve ser apresentada ao estudante no primeiro ano do curso, capacitando-o com o instrumental de produção de novos saberes.

Downloads

Publicado

12-08-2008

Como Citar

SPINELLI, Antonio Babeto. Reflexões para uma Metodologia Eficaz na Formação Acadêmica. AKRÓPOLIS - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, [S. l.], v. 12, n. 2, 2008. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/akropolis/article/view/20. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos