A criança e o aprendizado da leitura e da escrita: um processo interativo
Resumo
A prática pedagógica de alfabetização, atualmente, vem sendo influenciada por alguns estudos e pesquisas sobre conhecimento e linguagem tais como: Construtivismo, Psicogênese da língua escrita, e Socioconstrutivismo. Esse artigo, portanto, tem como objetivo analisar as teorias acerca de como se processa a construção da leitura e da escrita pela criança. Para que o processo de alfabetização ocorra satisfatoriamente, é necessário, portanto, que sejam selecionadas metodologias de ensino que possam garantir a aquisição do objetivo desejado. Isto significa que, através do arranjo sistemático dos eventos do ambiente, deve-se produzir mudanças observáveis no desempenho do aluno. A alfabetização deve efetivar-se a partir do contato direto com o mundo da leitura e da escrita, através de situações concretas, significativas, onde o ler e escrever tornem-se uma necessidade não só para o portador de alguma deficiência, mas de toda criança.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.