Guilherme de Ockham: princípio do experimentalismo redefinindo novas ações pedagógicas
Resumo
Com este estudo, procurou-se fazer uma análise sobre algumas mudanças educacionais ocorridas nos séculos XIII e XIV sob a influência do pensamento de Guilherme de Ockham (1290 – 1349). Pretendeu-se compreender as necessidades que levaram os homens do século XIV a colocar na ordem do dia o debate entre fé e razão. Guilherme de Ockham foi um dos mestres medievais que possibilitou uma mudança de pensamento e de educação, pois, por meio de seus escritos e de suas aulas, fortaleceu os novos sentimentos que estavam emergindo na sociedade da época. Os homens, aos poucos, passaram a governar a sua própria capacidade de refletir, entender e interpretar as discussões do poder divino e do poder temporal. Os grandes mestres da Idade Média, especialmente Ockham, foram essenciais para que ocorressem essas transformações. A partir de seus ensinamentos e de seus métodos, várias questões que aparentavam uma veracidade inquestionável, passaram a ser controvertidas e avaliadas com reflexão.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.