OS DESAFIOS DA BIOÉTICA FRENTE A REPRODUÇÃO ASSISTIDA
Resumo
A Bioética é um ramo de conhecimento, que se preocupa com o futuro da humanidade; busca, através de uma influência do Direito, impor regras que evitem que as descobertas tecnológicas tragam-nos conseqüências maléficas, ou seja, para que entre outras questões, novas técnicas de Reprodução Medicamente Assistida (RMA) sejam utilizadas eticamente pelos profissionais da saúde. Como o Direito muitas vezes demora a se adaptar aos novos fatos, algumas relações importantes ficam por algum tempo sem normatização, como ocorre nas técnicas de RMA. Por isso, não temos ainda respostas satisfatórias às novas questões surgidas na biotecnologia. Portanto, dentro de seu poder de persuasão e dever de decisão, o juiz obrigar-se-á a resolver as questões surgidas com base nos princípios gerais norteadores do direito e da bioética, unindo estes dois ramos do conhecimento e concretizando assim, o biopoder. Desta Forma, o direito tentará se aproximar bastante de soluções justas e eticamente aceitáveis.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.