COESÃO E COERÊNCIA EM TEXTOS ESCOLARES: TRÊS TEXTOS EM ESTUDO
Resumo
No sistema escolar, é muito importante redigir. Em todas as idades e em todos os tipos de escola, é comum os alunos serem avaliados com base no êxito das redações escritas e mesmo assim ela é ainda vista pelos alunos e professores como “um objeto misterioso”(Serafini,1998, p.19). A partir desse pressuposto, este trabalho tem como objetivo analisar a produção de três textos de alunos da 2a série do Ensino Fundamental, de uma escola municipal do interior do Paraná, observando os aspectos relacionados com a coesão e a coerência textuais. Etimologicamente, o termo texto vem do latim textum, que significa tecido, entrelaçamento. É o resultado de um processo de tecer, de entrelaçar várias partes menores a fim de produzir um todo inter-relacionado. A rede que se forma desse entrelaçamento é chamada de textura ou tessitura, e é ela que garante a coesão ou coerência, ou seja, a unidade interna do texto.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.