Imprensa: Fonte Primária da História
Resumo
A atividade jornalística e a historiografia compartilham a função de relatar fatos. Embora normalmente esta volta ao passado para cumprir seu papel e aquela se empenha com o factual, ambas as práticas estão centradas em registrar o que de mais importante acontece na sociedade. As inter-relações entre Jornalismo e História atualmente estão inspirando muitas pesquisas. Jornalistas vasculham arquivos para divulgar fatos (ou alguns de seus detalhes) inéditos; historiadores folheiam revistas e jornais antigos em busca de dados para facilitar ou incrementar suas pesquisas. O bom trabalho jornalístico, entendido como o relato ético, fiel, compreensível da realidade, permite essa troca. O assunto é instigante e abre muitas possibilidades de discussão. Neste trabalho, propomos um debate que permite valorizar a ação jornalística como uma fonte primária da história. Pretendemos ressaltar o quanto pode ser útil e produtivo a um historiador recorrer aos registros da imprensa para levantar e ou complementar informações pertinentes às suas investigações, apesar dos meios de comunicação de massa terem sido alvo de severas e freqüentes críticas de pesquisadores por não cumprirem a função social de informar e educar, por trabalham ideologicamente a informação de forma que ela possa ser o mais vendível possível, por distorcerem fatos, por reservarem espaços nobres ao sensacionalismo, entre outros absurdos. Logicamente, todo historiador atento conhece esse comportamento da mídia e sabe discernir entre o que tem e o que não tem qualidade, entre o que serve ou o que não serve como referencial. Por isso, não vamos nos embrenhar nesta questão filosófica exaustiva e infindável, mas sim nos ater a ressaltar o potencial que aflora da afinidade entre as duas áreas: jornalismo e história. Este é o objetivo principal deste trabalho, que será ilustrado com exemplos expressivos de testemunhos imortalizados pela imprensa.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.