ALCA: Benefício ou Ameaça ao Mercosul?
Resumo
A integração tem permitido que as nações superem conflitos históricos e tem reunido povos que se encontravam separados por divergências econômicas e políticas. Superadas as rivalidades do passado, inicia-se um processo para constituição de um mercado comum entre os países do Cone Sul. No entanto, no caminho do Mercosul, surge a proposta norte-americana para a constituição da Área de Livre Comércio das Américas (Alca) até 2005. Algumas indagações não podem deixar de ser colocadas nesse contexto. Qual a melhor opção para os países-membros do Mercosul, avançar rumo ao mercado comum ou retroceder e assimilar a proposta de uma área de livre comércio, constituída por 34 países da América? Qual a verdadeira intenção dos Estados Unidos, ao proporem a Alca? A dissolução do Mercosul é, apenas e acima de tudo, uma tentativa norte-americana para a manutenção do poder e da hegemonia mundial? Baseando-se na interpretação das negociações mantidas até o momento, o presente estudo analisa as vantagens e perigos que a constituição da Alca representa, como também, procura identificar a opção mais viável de integração econômica para o Mercosul.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.