José da Silva Lisboa: Um Economista Político Controvertido, Mas Esquecido
Resumo
PEREIRA, José FlávioRESUMO: José da Silva Lisboa, mais conhecido como Visconde de Cairu (1756-1835), foi o primeiro economista político brasileiro. Após formar-se em Direito Canônico pela Universidade de Coimbra, em 1779, volta ao Brasil e entrega-se ao estudo e à divulgação da economia política clássica. Sob a influência deste importante ramo da ilustração européia, exerceu uma vida política e literária bastante ativa, combativa e polêmica. Isto atraiu aprovações e reprovações tanto de seus contemporâneos como de seus pósteros. As controvérsias teóricas e políticas criadas em torno de sua pessoa estão a exigir outros estudos, que venham lançar nova luz sobre os pontos mais polêmicos desse debate e mostrar a importância inquestionável de sua vasta obra para a história do Brasil.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.