O Conceito de Estado de Natureza e os Primórdios do Pensamento Liberal
Resumo
Os ideólogos do liberalismo iniciam a discussão em torno da constituição de uma sociedade possível ao tipo de homem que se conhece, partindo de um pressuposto lógico denominado de ‘estado de natureza´. Postos os princípios, o ideário liberal confia aos indivíduos e agentes públicos a tarefa de implementar as mudanças. Não tem a pretensão de dar conta de todos os problemas humanos e sociais dos indivíduos. Entende que, justo e legítimo não é substituir o indivíduo nas tarefas que são de sua competência, mas criar condições para que ele assuma ativamente a direção da própria vida, com autonomia e independência. Como estratégia, mantém distância de soluções abstratas e de estratégias paternalistas e paliativas.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.