A Razão Redentora: A Escola de Frankfurt

Autores

  • Heiji Tanaka

DOI:

https://doi.org/10.25110/akropolis.v9i2.1823

Resumo

Ao longo do século XX, a Escola de Frankfurt tornou-se na principal referência e na influência mais importante nos meios acadêmicos através de seus estudos relacionados à sociedade de massas e as implicações decorrentes do processo de desenvolvimento do capitalismo a partir dos anos 30. Passando por duas guerras mundiais, a emergência do nazi-fascismo e as atrocidades decorrentes, os frankfurtianos elaboraram uma visão bastante pessimista acerca do Homem e da Civilização que, quando retirados de seu contexto original, ainda nos oferece uma análise consistente sobre a sociedade industrial contemporânea que merece ser preservada e debatida. Esse é um dos propósitos do presente trabalho que está dividido em três seções: na primeira, discute-se o tema da Redenção do Homem; na segunda, o foco da análise se volta para a questão da indústria cultural e da alienação; e, finalmente, na terceira seção, a discussão se centra na concepção de Homem marcusiana na sociedade industrial avançada - o Homem unidimensional.

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Como Citar

TANAKA, Heiji. A Razão Redentora: A Escola de Frankfurt. AKRÓPOLIS - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, [S. l.], v. 9, n. 2, 2008. DOI: 10.25110/akropolis.v9i2.1823. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/akropolis/article/view/1823. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

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Artigos