A Razão Redentora: A Escola de Frankfurt
DOI:
https://doi.org/10.25110/akropolis.v9i2.1823Resumo
Ao longo do século XX, a Escola de Frankfurt tornou-se na principal referência e na influência mais importante nos meios acadêmicos através de seus estudos relacionados à sociedade de massas e as implicações decorrentes do processo de desenvolvimento do capitalismo a partir dos anos 30. Passando por duas guerras mundiais, a emergência do nazi-fascismo e as atrocidades decorrentes, os frankfurtianos elaboraram uma visão bastante pessimista acerca do Homem e da Civilização que, quando retirados de seu contexto original, ainda nos oferece uma análise consistente sobre a sociedade industrial contemporânea que merece ser preservada e debatida. Esse é um dos propósitos do presente trabalho que está dividido em três seções: na primeira, discute-se o tema da Redenção do Homem; na segunda, o foco da análise se volta para a questão da indústria cultural e da alienação; e, finalmente, na terceira seção, a discussão se centra na concepção de Homem marcusiana na sociedade industrial avançada - o Homem unidimensional.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.