Erosão, Lagos e Lazer: Em Busca do Solo Perdido
Resumo
Em busca do solo perdido” - este é o sentimento do umuaramense com relação ao problema da erosão que tantos prejuízos tem provocado à sua cidade, conforme pode se observar “in loco”. No solo dessa região predomina o arenito caiuá de formação sedimentar, o que gerou um baixo grau de coesão e o torna sensível à ação das águas em movimento. A partir da implantação do Curso de Arquitetura e Urbanismo na Unipar, as questões relativas ao urbanismo, paisagismo e também à qualidade de vida da população passaram a ser discutidas entre professores e alunos do curso. Dentro deste contexto, está sendo realizado um trabalho de pesquisa envolvendo a nascente do Ribeirão Pinhalzinho, localizado a menos de mil metros a sudeste da Catedral da Igreja Católica de Umuarama. Examinando as questões ambientais envolvidas, a malha viária e os loteamentos da região, o propósito do estudo é o de investigar meios de conter a erosão e propor projetos de urbanização do vale, criando áreas de lazer com vegetação e alagamento da região já erodida com vistas ao resgate do equilíbrio ambiental da região.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.