A Escola do Objeto de Pesquisa em História Regional
Resumo
No presente artigo procuro discutir o problema da escolha do objeto de pesquisa em história regional. Em se tratando de História do Paraná, a maioria dos historiadores tem-se ocupado com as tradicionais regiões Norte, Sul e Sudoeste, principalmente sobre o processo de ocupação da terra nessas regiões e os conflitos daí decorrentes, tais como: o Contestado no Sul do Paraná e Oeste de Santa Catarina entre 1912 e 1916; a luta pela terra em Porecatu em 1952; a revolta dos posseiros no Sudoeste entre 1957 e 1958, e a colonização da Cia. Colonizadora Norte do Paraná S/A no Norte e Noroeste do Estado. Enfim, são inúmeros os trabalhos acadêmicos sobre o processo de ocupação dessas regiões — enquanto isso, outras regiões vão ficando relegadas ao esquecimento, como aliás é o caso do Vale do Piquiri, no Oeste do Estado.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.