A Utilidade da Educação na Modernidade(Século XVI)

Autores

  • Célia Mazzo Mura

DOI:

https://doi.org/10.25110/akropolis.v8i4.1803

Resumo

Esta reflexão busca enfatizar a questão educativa em meio às grandes transformações que ocorreram no período de transição da Idade Média para a Idade Moderna. No período de transição feudal/capitalista, que adentra a modernidade, a educação é posta a equilibrar os desajustes oriundos das mudanças nas formas de ser e de pensar do homem, em momentos de crises agudas e de rupturas com os valores e princípios da Idade Média. Educar o Ser para o exercício de uma vida útil, para as necessidades apresentadas no interior do processo de existência humana, foi a tônica de muitos discursos sobre a educação, apresentadas nas idéias de muitos pensadores. Formar o indivíduo com mérito pessoal e uma personalidade enriquecida pela cultura geral e universal, em contato estreito com a prática existente no cotidiano do homem, esteve presente no discurso sobre educação. A utilidade da educação corresponde aos anseios de formação do Ser aberto às diversidades do mundo e ao resgate da dignidade, da moral e da ética, consideradas por muitos perdidas em meio às turbulências da sociedade em transição.

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Como Citar

MURA, Célia Mazzo. A Utilidade da Educação na Modernidade(Século XVI). AKRÓPOLIS - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, [S. l.], v. 8, n. 4, 2008. DOI: 10.25110/akropolis.v8i4.1803. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/akropolis/article/view/1803. Acesso em: 22 dez. 2024.

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Seção

Artigos