Análise do comportamento dos dirigentes financeiros das cooperativas agropecuárias do estado do Paraná com relação aos métodos utilizados na mensuração do custo de capital de suas fontes de financiamento
DOI:
https://doi.org/10.25110/akropolis.v8i3.1795Resumo
O presente artigo procura definir o perfil dos administradores financeiros das sociedades cooperativas agropecuárias localizadas no Estado do Paraná, bem como os métodos utilizados pelos seus dirigentes financeiros na mensuração do custo de capital de suas fontes de financiamento. Justifica-se a escolha do setor cooperativista agropecuário como objeto desta pesquisa em virtude de sua magnitude na formação do Produto Interno Bruto Agrícola da economia paranaense. Num primeiro momento, procura-se classificar as organizações em função do seu porte, através de seus níveis de faturamento e número de funcionários. Na seqüência, caracteriza-se o perfil do seu corpo dirigente através do nível de escolaridade, identificando-se o número de cargos de direção existente em cada estrutura administrativa. Discriminam-se as cooperativas que realizam ou não o cálculo do custo de capital anual, procurando-se estabelecer possíveis correlações com seu tamanho e formação de seus dirigentes financeiros. Após, apresentam-se critérios para o cálculo do custo de capital anual. Também, investiga-se a mensuração do custo do capital próprio e, por sua vez, apresenta-se os métodos adequados para tal fim.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.