Antropologia Evolutiva Cristã no Pensamento de Pierre Teilhard de Chardin
Resumo
Pierre Teilhard de Chardin, afamado cientista do nosso século, baseado nos dados oferecidos pelas ciências, na sua obra-prima, \'O Fenômeno Humano\', nos apresenta a sua visão do mundo e do homem, como realidade em evolução rumo a Alguém que representa a sua meta final. Teilhard, através da sua obra de cientista, de pensador e de crente, quer projetar para os homens do seu tempo, como também para os das gerações futuras, qual é a meta que eles são chamados a alcançar livre e responsavelmente. Tomando consciência do processo evolutivo que preparou e atuou seu comparecimento sobre a terra e os colocou no topo da escada da vida, os homens são chamados a progredir na linha evolutiva que se direciona contemporaneanente para o alto e para frente. Para realizar esse progresso, eles devem unir-se entre si na liberdade, e através do amor, porque só o amor unifica e sublima as consciências rumo a um ultra-centro comum no qual cada um possa encontrar a perfeição do próprio cumprimento, através da união. Esse ultra-centro é o ponto final a que tende toda a evolução. Ele não é apenas algo mas é Alguém, isto é, um Ser pessoal sumamente amável, capaz de atrair a Si todos os homens e de amá-los eternamente.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.