Liberdade e educação no período de transição: um estudo dos séculos XV e XVI
DOI:
https://doi.org/10.25110/akropolis.v8i1.1774Resumo
O artigo tem o propósito de desenvolver, a partir de uma breve trajetória, a compreensão sobre a liberdade e a educação exercidas nos séculos XV e XVI, momento de grande produção sócio-cultural, da fusão da velha forma feudal com a modernidade que conduziu lentamente a superação da forma de ser do homem medieval. Reflete sobre o contexto histórico que deu origem à formação do ser individual e à liberdade interior, pautada no individualismo e sobre as necessidades da educação que veio reforçar os anseios do homem em se tornar um ser autônomo, em contato com a vida prática, livre do poder opressor da Idade Média.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.