Liberdade e educação no período de transição: um estudo dos séculos XV e XVI

Autores

  • Célia Mazzo Mura

DOI:

https://doi.org/10.25110/akropolis.v8i1.1774

Resumo

O artigo tem o propósito de desenvolver, a partir de uma breve trajetória, a compreensão sobre a liberdade e a educação exercidas nos séculos XV e XVI, momento de grande produção sócio-cultural, da fusão da velha forma feudal com a modernidade que conduziu lentamente a superação da forma de ser do homem medieval. Reflete sobre o contexto histórico que deu origem à formação do ser individual e à liberdade interior, pautada no individualismo e sobre as necessidades da educação que veio reforçar os anseios do homem em se tornar um ser autônomo, em contato com a vida prática, livre do poder opressor da Idade Média.
 

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Como Citar

MURA, Célia Mazzo. Liberdade e educação no período de transição: um estudo dos séculos XV e XVI. AKRÓPOLIS - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, [S. l.], v. 8, n. 1, 2008. DOI: 10.25110/akropolis.v8i1.1774. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/akropolis/article/view/1774. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos