O uso Simultâneo das Técnicas XPS e EXAFS no Estudo de Superfícies
DOI:
https://doi.org/10.25110/akropolis.v7i27.1758Resumo
A compreensão das propriedades física se químicas da últimas camadas atômicas dos materiais são fundamentais em vários processos tecnológicos importantes. A espectroscopia “XPS” é a principal técnica utilizada na caracterização de superfície e nos fornecem informações sobre a composição atômico da superfície, natureza e ligação dos átomos. Já a espectroscopia “EXAFS” e “XANES” , utilizando radiações síncrotron, são as principais técnicas na caracterização do bulke e nos fornecem informações sobre a estrutura local (número de coordenação, distâncias interatômics). A utilização em conjunto destas técnicas leva a informações precisas sobre a composição da superfície e do bulk para um determinado composto, esclarecendo as informações estruturais, bem como suas propriedades.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.