Avaliação da Educação Básica: Um grande Desafio

Autores

  • José Carlos Dalmas
  • Leonardo Sturion
  • Mardem Almeida Machado

Resumo

O levantamento de concepções vigentes acerca da avaliação da Educação Básica permite a discussão de seus objetivos e metodologia, assim como da necessidade da prática do avaliador, especialmente quando ele aplica à situação específica do rendimento escolar.Neste trabalho procurou-se analisar os resultados obtidos pelo Sistema Nacional da Avaliação na Educação Básica (SAEB), utilizando-se de uma abordagem de Análise Evolutório de Dados (DEA), como um dos métodos de avaliação que estima a eficiência relativa dos escores. Espera-se que este artigo contribua para o aperfeiçoamento dos instrumentos de avaliação cujos os resultados possam ser comparados com os obtidos por outros métodos tradicionais. O artigo não tem um caráter conclusivo. Apenas pretende apresentar (DEA) como mais uma opção a ser utilizada na árdua tarefa de avaliar.

Downloads

Como Citar

DALMAS, José Carlos; STURION, Leonardo; MACHADO, Mardem Almeida. Avaliação da Educação Básica: Um grande Desafio. AKRÓPOLIS - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, [S. l.], v. 6, n. 21, 2008. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/akropolis/article/view/1716. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos