Considerações Sobre a Abolição do Trabalho Escravo no Brasil
Resumo
O ensaio mostra que, embora a escravidão tenha sido considerada, na cultura luso-brasileira, durante vários séculos como legítima e natural, passa a ser vista e tratada como um grande equívoco, a partir de José Bonifácio. O processo abolicionista, no Brasil, só pode ser entendido como conseqüência da nova conjuntura internacional surgida a partir de meados do século XIX. Naquele momentos históricos existia, de um lado, a Europa abarrotada de mão- de-obra assalariada, de outro, o Brasil que queria abolir a utilização do trabalho escravo.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.