Estudo do papel da igreja na sociedade medieval e análise de suas implicações nas reduções jesuítas da república dos guaranis
Resumo
A Igreja encontra-se profundamente arraigada ao contexto da Idade Média, porquanto, não podemos menosprezar a importância de seu papel e a influência que nele exerceu. Sua Hierarquia, solidamente organizada e reconhecida inclusive pelo próprio Carlos Magno, caracteriza muito a complexidade da sociedade medieval e não raro, a autoridade religiosa partilha do poder fundiário, conciliando, defendendo interesses, amealhando bens, ditando comportamentos, preservando o patrimônio cultural... Não obstante, estas variáveis sempre estiveram no bojo das crises que, por diversas vezes, a Igreja Medieval atravessou, dos grandes movimentos que a agitaram e das ações que desenvolveu e que culminaram na formação do pensamento da época e do processo de evangelização dos gentios, no nosso caso, os Guaranis. Assim sendo, propõe-se neste estudo, se verificar até que ponto a influência dessa mesma Igreja modelou os padrões sócio-político-culturais dos séculos XIV a XVIII.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.