Origem e Formas do Conhecimento
Resumo
A reflexão filosófica sobre a origem e conteúdo do conhecimento humano tem-se pautado por entendimentos divergentes. Duas perspectivas, no entanto, têm prevalecido na tentativa de sintetizar a forma de acesso da razão aos objetos e fenômenos do universo: a perspectiva transcendente e a perspectiva transcendente e a perspectiva transcendental. A primeira admite a existência de uma permanência, como substrato fundante do conhecimento; a segunda afirma a impossibilidade radical do acesso da razão à coisa-em-si. Resta ao homem o esforço incessante da busca, seguindo, ora por um caminho, ora pelo outro.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.