Formação de sintomas com base no aspecto psicanalítico e psicossomático
Resumo
O sintoma clínico ao nível do corpo, como dor, discinesia, discrinia, modificações da circulação (taquicardia, ruborização, palidez) é intrínseco e simultaneamente acompanhado de modificações paralelas ao nível da mente, como: ansiedade, tristeza, irritação, alegria, depressão, vergonha. Assim, há que se distinguir no sintoma o componente manifesto – alterações no soma – e o comportamento latente – alterações nos processos mentais. A experiência aqui relatada confirma essa hipótese.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.