Integração dos sintomas nos planos somáticos e psico-emocional
Resumo
O ponto de vista dinâmico em Psiquiatria, as forças representadas pelas escolas de idéias holísticas ou de filosofia da totalidade, os conhecimentos da neurofisiologia e as idéias de clínicos e patologistas europeus do século passado levaram ao conceito de Medicina Integral. Contudo, o quadro atual manifesta-se mais pelo apego aos sintomas e “à doença” do que ao “doente”. Evidencia-se a carência dos conhecimentos de Psicologia Dinâmica e da formação humanista do médico. Para melhor compreensão da relação saúde-paciente é necessário refletir sobre a convergência existente entre conhecimentos psicológicos e biofísiológicos e a integração do conjunto bio-psicológico com o mundo exterior.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.