O LIVRO DIDÁTICO E O APRENDIZADO DA LEITURA

Autores

  • Josiane Martins Barrim
  • Miguel Fecchio

Resumo

Para facilitar o aprendizado da leitura e da escrita, historicamente a escola tem se valido de um material de apoio muito importante: o livro didático. A polêmica sobre a importância e a eficiência desse material entre os professores e estudiosos da área tem provocado contínuas discussões, principalmente em busca de seu aperfeiçoamento. Este trabalho visa a apresentar um levantamento bibliográfico sobre o livro didático utilizado em escolas públicas de ensino médio de Cianorte e focalizar, principalmente, como se apresenta a gramática em seu contexto. Apresenta uma visão geral do livro Português: Língua e Cultura, do autor Carlos Alberto Faraco, da Editora BASE, 1ª edição, 2005, com um pouco mais de atenção para o item gramática. Discute a maneira como ela está inserida, como trata a questão das normas, como é apresentada para que o aluno a entenda e interiorize. Quais as inovações, quais as vantagens e desvantagens para os professores e os alunos.

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Publicado

18-08-2008

Como Citar

BARRIM, Josiane Martins; FECCHIO, Miguel. O LIVRO DIDÁTICO E O APRENDIZADO DA LEITURA. AKRÓPOLIS - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, [S. l.], v. 15, n. 1, 2008. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/akropolis/article/view/1415. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos