JORNAL ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFAC

Autores

  • Risonete Gomes Amorim
  • Ana Meire Alves da Silva
  • Maria do Socorro Souza Aragão

DOI:

https://doi.org/10.25110/akropolis.v30i2-005

Palavras-chave:

Jornal, Ensino, Projeto

Resumo

O presente trabalho tem como principal objetivo apresentar os resultados e as ações do projeto de extensão intitulado Jornal Escolar, realizado com os alunos do curso da área de informática integrado ao ensino médio do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC, Campus Rio Branco. O projeto de extensão tem a finalidade de ampliar e estimular a criticidade dos estudantes através dos meios de comunicação, aqui abordado em formato de um Jornal Escolar. Permitindo, dessa forma, trabalhar com os alunos a interação, leitura e escrita, como também a interdisciplinaridade. Para concretizar essas ações nosso trabalho foi submetido ao Edital de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão do referido instituto Entende-se que o espeço escolar é um instrumento de formação de indivíduos críticos e atuantes socialmente, logo a finalidade do projeto foi iniciada de forma interacionista e reflexiva sobre a importância dos meios de comunicação na sociedade, promovendo competências e habilidades e engajamento nas trocas de saberes durante o processo de ensino e aprendizagem. Vigotski (2009) aponta que a comunicação é uma função da linguagem e essa é uma forma de comunicação social, de enunciação e de compreensão. Utilizar essa função é compreender a projeção em proporcionar pensamentos críticos e conscientes, voltados para o desenvolvimento intelectual, emocional e pessoal.

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Publicado

30-06-2023

Como Citar

AMORIM, Risonete Gomes; DA SILVA, Ana Meire Alves; ARAGÃO, Maria do Socorro Souza. JORNAL ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFAC. AKRÓPOLIS - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, [S. l.], v. 31, n. 1, p. 63–74, 2023. DOI: 10.25110/akropolis.v30i2-005. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/akropolis/article/view/10383. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos