JORNAL ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFAC
DOI:
https://doi.org/10.25110/akropolis.v30i2-005Palavras-chave:
Jornal, Ensino, ProjetoResumo
O presente trabalho tem como principal objetivo apresentar os resultados e as ações do projeto de extensão intitulado Jornal Escolar, realizado com os alunos do curso da área de informática integrado ao ensino médio do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC, Campus Rio Branco. O projeto de extensão tem a finalidade de ampliar e estimular a criticidade dos estudantes através dos meios de comunicação, aqui abordado em formato de um Jornal Escolar. Permitindo, dessa forma, trabalhar com os alunos a interação, leitura e escrita, como também a interdisciplinaridade. Para concretizar essas ações nosso trabalho foi submetido ao Edital de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão do referido instituto Entende-se que o espeço escolar é um instrumento de formação de indivíduos críticos e atuantes socialmente, logo a finalidade do projeto foi iniciada de forma interacionista e reflexiva sobre a importância dos meios de comunicação na sociedade, promovendo competências e habilidades e engajamento nas trocas de saberes durante o processo de ensino e aprendizagem. Vigotski (2009) aponta que a comunicação é uma função da linguagem e essa é uma forma de comunicação social, de enunciação e de compreensão. Utilizar essa função é compreender a projeção em proporcionar pensamentos críticos e conscientes, voltados para o desenvolvimento intelectual, emocional e pessoal.
Referências
ABREU, K, F.; BARBOSA, M.S.M.F. Letramentos, abordagens dialógicas discursivas e educação profissional. Petrolina: IF Sertão- PE, 2020.
ALVES, Janice Gonçalves. Teorias dos novos letramentos e multiletramentos: Perspectiva crítica no ensino de línguas estrangeiras. Papéis Revista do Programa de Pós Graduação em Estudos de Linguagens – UFMS. ISSN 2448-1165 | Campo Grande | MS | Vol. 22 | Nº 43 | 2018 | págs. 8 a 29.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BRITO, P. A. P. Por uma abordagem etnográfico-discursiva para a escrita nas disciplinas. Akrópolis, Umuarama, v. 29, n. 1, p. 115-126, jan./jun. 2021.
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 3ª ed. Campinas: Autores Associados, 1998.
FÁVERO, Leonor Lopes; ANDRADE Maria Lúcia C.V. O; AQUINO, Zilda G.O Oralidade e escrita: perspectiva para o ensino de língua materna. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2005.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 33 eds. São Paulo: Paz e Terra, 2006.
GADOTTI, M. et al. Paulo Freire: uma Biobibliografia. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, Brasília; DF, UNESCO, 1996.
GERALDI, J. W. Linguagem e Trabalho Linguístico. In: Portos de Passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
KATO MA. No mundo da escrita – Uma perspectiva psicolinguística, Revista de Educação. Jan/Fev/Mar/Abr/2020; (19).
KLEIMAN, Ângela B. (org), Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, Mercado das Letras, 1995. ________. Preciso ensinar o letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever? Campinas, UNICAMP/MEC, 2005.
KLEIMAN, Angela. B. Letramento e suas implicações para o ensino de Língua Materna. Signo. Santa Cruz, v. 32 n. 53, p. 1-25, dez. 2007.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista de Educação. Jan/Fev/Mar/Abr/2002, nº19.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Oralidade e ensino, uma questão pouco ‘falada’. In: DIONÍSIO, Angela Paiva e BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs.). O livro didático de português. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
MOITA LOPES, L. P. da. Discurso de identidade em sala de aula de leitura de L1: a construção da diferença. In: Inês, SIGNORINI (Org.) In: Lingua(gem) e Identidade: elementos para uma discussão no campo aplicado. Campinas, SP, Mercado das Letras, 1998.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social – São Paulo: Párabola Editorial, 2009.
ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. In: Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.
SOARES, Magda. Letramento e escolarização. In: Letramento no Brasil, reflexões a partir do INAF 2001 (org.) Vera Massagão Ribeiro – 2ª Ed. – São Paulo, Global , 2004 _______. Alfabetização e Letramento. 5ª ed., São Paulo: Contexto, 2008 _______. Letramento: um tema em três gêneros. 4ª Ed., Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução de Paulo Bezerra. 2. ed. São Paulo: Martins fontes, 2009a.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.