HISTÓRIA MUSICAL: COMPOSIÇÃO DE CANÇÕES MUSICAIS COMO FERRAMENTAS DIDÁTICO- PEDAGÓGICAS E FONTE HISTÓRICA
DOI:
https://doi.org/10.25110/akropolis.v30i2-010Palavras-chave:
Composição Musical, Canções, Fonte HistóriaResumo
Este texto apresenta as proposições e os resultados do projeto História Musical. O projeto foi desenvolvido por professores e alunos bolsistas do curso técnico em informática integrado ao ensino médio do Instituto Federal Catarinense - Campus Avançado Sombrio, nos anos de 2020 e 2022. Teve como objetivo divulgar por meio de apresentações artísticas, aqui compreendida a música, e produções audiovisuais, a história de dez cidades da região da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (AMESC). No que se refere à música, o foco esteve direcionado para a composição musical. Como resultados são consideradas as letras de dez composições, sendo destacados no corpo do texto fragmentos de cada uma das letras das canções, bem como questões relacionadas às decisões musicais utilizadas referentes à melodia, ritmo e harmonia. O artigo ainda apresenta as bases teóricas que subsidiam o projeto. Em relação à área da música, são abordadas questões relacionadas com o exercício da composição no processo de ensino e aprendizagem musical. Por fim, acredita-se que o projeto História Musical contribuirá para a manutenção e divulgação da história das cidades que o integram, constituindo-se assim como uma fonte histórica, bem como no âmbito de ensino, atenderá a perspectiva de interdisciplinaridade entre Artes/Música e História. Cabe destacar que as atividades do projeto foram desenvolvidas de forma remota, considerando a suspensão das atividades acadêmicas presenciais por conta da pandemia do novo Coronavírus no ano de 2020 e presenciais no ano de 2022.
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