HISTÓRIA MUSICAL: COMPOSIÇÃO DE CANÇÕES MUSICAIS COMO FERRAMENTAS DIDÁTICO- PEDAGÓGICAS E FONTE HISTÓRICA

Autores

  • Edvanderson Ramalho dos Santos Instituto Federal Catarinense (IFC)
  • Giovani Felipe Instituto Federal Catarinense (IFC)
  • Luí Fellippe da Silva Bellincantta Mollossi Instituto Federal Catarinense (IFC)
  • Sabrina Mendes Boeira Instituto Federal Catarinense (IFC)
  • Tereza Cristina Benevenutti Lautério Instituto Federal Catarinense (IFC)

DOI:

https://doi.org/10.25110/akropolis.v30i2-010

Palavras-chave:

Composição Musical, Canções, Fonte História

Resumo

Este texto apresenta as proposições e os resultados do projeto História Musical. O projeto foi desenvolvido por professores e alunos bolsistas do curso técnico em informática integrado ao ensino médio do Instituto Federal Catarinense - Campus Avançado Sombrio, nos anos de 2020 e 2022. Teve como objetivo divulgar por meio de apresentações artísticas, aqui compreendida a música, e produções audiovisuais, a história de dez cidades da região da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (AMESC). No que se refere à música, o foco esteve direcionado para a composição musical. Como resultados são consideradas as letras de dez composições, sendo destacados no corpo do texto fragmentos de cada uma das letras das canções, bem como questões relacionadas às decisões musicais utilizadas referentes à melodia, ritmo e harmonia. O artigo ainda apresenta as bases teóricas que subsidiam o projeto. Em relação à área da música, são abordadas questões relacionadas com o exercício da composição no processo de ensino e aprendizagem musical. Por fim, acredita-se que o projeto História Musical contribuirá para a manutenção e divulgação da história das cidades que o integram, constituindo-se assim como uma fonte histórica, bem como no âmbito de ensino, atenderá a perspectiva de interdisciplinaridade entre Artes/Música e História. Cabe destacar que as atividades do projeto foram desenvolvidas de forma remota, considerando a suspensão das atividades acadêmicas presenciais por conta da pandemia do novo Coronavírus no ano de 2020 e presenciais no ano de 2022.

Referências

ABUD, K. M. Registro e representação do cotidiano: a música popular na aula de história. Cad. CEDES, v.25, n.67, p. 309-317, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ccedes/v25n67/a04v2567.pdf. acesso em 10 dez.2020.

BARROS, J. D. A. Fontes Históricas: Uma introdução aos seus usos historiográficos. Anais 2º Encontro Internacional Histórias e Parcerias. 2019.

BEINEKE, V. A composição no ensino de música: perspectivas de pesquisa e tendências atuais. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 20, p. 19-32, set. 2008.

BENNET, R. Uma breve história da Música. Tradução Maria Tereza Rezende. Zahar Editora.

BRITO, T. A. de. Música na Educação Infantil. São Paulo: Fundação Peirópolis: 2003.

Dicionário Grove de Música: edição concisa. Editado por Stanley Sadie; tradução Eduardo Francisco Alves. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1994. Tradução de: The Grove concise dictionary of music

FRANÇA, C. C. SWANWICK, K. Composição, apreciação e performance na educação musical: teoria, pesquisa e prática. Em Pauta, vol.13 , nº 21, p. 5-39, 2002.

FRANÇA. C. C. (Org.) Hoje tem aula de música? Belo Horizonte: MUS, 2016. Cap. 4, p. 39 - 47.

MORAES, J. G. V. de. História e música: canção popular e conhecimento histórico. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 20, nº 39, p. 203-221. 2000

NAPOLITANO, M. História e Música: história cultural da música popular. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

SANTOMAURO, B. Conhecer a cultura. Soltar a imaginação. O ensino da área se consolida nas escolas sobre o tripé apreciação, produção e reflexão. In: Revista Nova Escola. São Paulo: ano 24, n.220, mar.2009. p.66-71. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/formacao/conhecer-cultura-soltar-imaginacao-427722.shtml>. Acesso em: 19 set. 2020

SOUZA, A. M.; CORRÊA, M. V. M. TURISMO: Conceitos, definições e siglas. 2 ed. Manaus: Valer, 2000. p. 49.

Downloads

Publicado

10-08-2023

Como Citar

SANTOS , Edvanderson Ramalho dos; FELIPE, Giovani; DA SILVA BELLINCANTTA MOLLOSSI , Luí Fellippe; MENDES BOEIRA , Sabrina; LAUTÉRIO, Tereza Cristina Benevenutti. HISTÓRIA MUSICAL: COMPOSIÇÃO DE CANÇÕES MUSICAIS COMO FERRAMENTAS DIDÁTICO- PEDAGÓGICAS E FONTE HISTÓRICA. AKRÓPOLIS - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, [S. l.], v. 31, n. 1, p. 137–150, 2023. DOI: 10.25110/akropolis.v30i2-010. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/akropolis/article/view/10111. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos